Teste de satélites 5G NTN

Teste de satélites 5G NTN

Soluções para testes de redes não terrestres

Teste de carga útil transparente e regenerativa de NTN

Um satélite transparenteatua como uma unidade de rádio remota com o gateway, enquanto a inteligência da estação base 5G NR (gNB) permanece fixada no solo. Essa configuração é frequentemente usada para backhaul via rede de satélite ou redes 5G temporárias, com o satélite servindo como repetidor de sinal 5G.

Por outro lado, um satélite com carga útil regenerativapode hospedar funções de gNB, tanto total como parcialmente. A estação transceptora de base 5G pode ser dividida em uma unidade centralizada (CU) e uma unidade distribuída (DU), com diferentes modelos que suportam configurações como a incorporação de ambas unidades no satélite ou a hospedagem das funções da unidade distribuída (DU) no satélite, enquanto a unidade centralizada (CU) permanece no solo.

Testes de carga útil de satélitespossui diversos aspectos, tais como:

  • Medições de atraso de grupo para determinar as distorções de fase e caracterizar a qualidade do caminho de transmissão
  • A caracterização de transponders de satélite por meio de medições, tais como compressão de ganho, AM/AM, AM/PM e distorção NPR/ACLR
  • Medições da relação potência-ruído (NPR) para testar a linearidade de um transponder de radiofrequência (RF) e simular uma distribuição de ruído gaussiano de uma carga útil de comunicações multicanal
  • Medições da precisão de modulação e da taxa de erro de bits (BER) para verificar a qualidade dos links de satélite durante a integração do satélite e a operação em órbita
  • Busca de emissões espúrias
  • Medições de figura de ruído e ganho

Devido à interação entre as redes não terrestres (NTN) e as redes terrestes, testes de carga útil de NTNdevem considerar o seguinte:

  • Efeito Doppler mais forte devido às altas velocidades dos satélites
  • Baixa relação sinal-interferência-mais-ruído (SINR)
  • Combinação de perfis de desvanecimento terrestre e atmosférico
  • Alto fator de crista em formas de onda OFDM (multiplexação por divisão de frequências ortogonais)

Teste de radiofrequência (RF) node de satélite

A especificação da 3GPP - TS 38.108estabelece as características mínimas de radiofrequência (RF) e os requisitos mínimos de desempenhodas Nós de Acesso via Satélite (SAN) NR em redes 5G. Ela garante que as SANs atendam aos padrões necessários para obter uma comunicação confiável e eficiente por meio de links de satélite, definindo parâmetros como potência de transmissão, sensibilidade do receptor, faixa de frequência, esquemas de modulação e larguras de banda do canal.

Cenários de teste de conformidade de RF para nós de acesso via satéliteestão definidos na especificação TS 38.181.Essa especificação pode ser considerada a contraparte « satélite » da conhecida especificação de teste de conformidade de RF de estação rádio-base (TS 38.141).

Os testes podem ser executados tanto como testes OTA (over-the-air) conduzidos como não conduzidos, dependendo da categoria SAN. Semelhante ao teste de RF de estação rádio-base, o teste de RF da SAN abrange o teste do transmissor, o teste de sensibilidade do receptor e o teste de desempenho do receptor. A 3GPP define canais de referência fixos (FRC) para garantir a reprodutibilidade e a comparabilidade.

Caracterização de antenas de matriz em fases

Antenas de matriz em fases (PAA)são essenciais para a convergência das NTN com as redes terrestres. À medida que as NTN avançam, o setor precisa enfrentar desafios como a incorporação de recursos de satélite em redes de telecomunicações e o desenvolvimento de antenas de matriz em fases (PAAs) avançadas. Essas antenas desempenham um papel fundamental para permitir a conectividade perfeita entre os componentes terrestres e de NTN.

As PAAs (antenas de matriz em fases) são rapidamente reconfiguráveis e se adaptam de forma mais flexível às necessidades reais de produtividade. Outros benefícios incluem:

  • Maior relação sinal-ruído
  • Alto rendimento para comunicações confiáveis e de longa distância
  • Arquiteturas modulares e escalonáveis
  • Maior agilidade do feixe para um rastreamento eficiente
  • Formação de feixe digital para diversos serviços e atenuação de interferência
  • Vida útil mais longa

Tradicionalmente, o amplificador de baixo ruído (LNA) e elementos irradianteseram caracterizados individualmente. No entanto, a mudança para antenas integradas torna essa separação impossível; o elemento irradiante e o amplificador devem ser testados como uma unidade. Isso involve:

  • A calibração dos elementos integrados da antena
  • Teste de coerência de fase entre elementos de antena
  • Identificação de elementos de matriz defeituosos usando o método de densidades de corrente de superfície equivalentes
  • Verificação dos recursos de direcionamento de feixe e teste de potência irradiada

Domine seus desafios de testes de infraestrutura de satélites

O teste da infraestrutura de satélite de redes não terrestres 5Gapresenta três desafios principais:

  • Maior complexidade
  • Condições de propagação de sinal desafiadoras
  • Sincronização eficiente e contínua das NTN e da infraestrutura terrestre

As condições de propagação do sinal das NTN envolvem longas distâncias entre os satélites e as estações terrestres, resultando em latência inerente. Além disso, a variação das condições atmosféricas, o ruído, a interferência de outros sinais e serviços, e também a intermodulação podem degradar o sinal.

Conseguir a interação e a sincronização perfeitas entre as NTN e as redes terrestres representa um desafio complexo, exigindo testes de conformidade sofisticados para garantir a interoperabilidade e o desempenho ideais.

Soluções de alto desempenho para testes de satélites de NTN 5G

A Rohde & Schwarz oferece soluções de teste e medição inteligentesque garantem um desempenho e confiabilidade excepcionais em todas as etapas - desde o teste de subsistemas e componentes até a verificação do desempenho do serviço em órbita.

Navegue pelo nosso portfólio e descubra:

Benefícios das nossas soluções de teste de infraestrutura de satélite

Nossos produtos são compatíveis com os mais recentes padrões de satélitee oferecem recursos de teste abrangentes, incluindo radiofrequência (RF), protocolo, análise de sinalização e aplicações de forma completa. Eles também são modulares, permitindo a escalabilidade, a personalização e a expansão para cumprir com os requisitos de testes específicos e acompanhar as tecnologias sem fio emergentes.

Outros benefícios incluem:

  • Redução do tempo de lançamento no mercado
  • Melhoria da qualidade do produto
  • Garantia de conformidade com os padrões e especificações do setor
  • Detecção rápida e antecipada de falhas de projeto

Se tiver qualquer dúvida, entre em contato conosco

Produtos para testes de satélites de NTN 5G

FSW

O R&S®FSW oferece uma largura de banda de análise de até 8,3 GHz para medir sinais modulados de banda larga ou com agilidade de frequência, como os usados no novo padrão 5G NR. Ele pode medir vários padrões simultaneamente para uma detecção rápida e fácil de erros.

Mais Informações

SMW200A

O R&S®SMW200A é o gerador de sinais para as aplicações mais exigentes. É o ideal para a geração de sinais modulados digitalmente, necessários para o desenvolvimento de novos sistemas de comunicação de banda larga e para a verificação de estações base 4G e 5G.

Mais Informações

ATS1800C compact OTA chamber

R&S®ATS1800C compact 3GPP compliant and transportable CATR test chamber for testing 5G phased array antennas, modules and devices over the air (OTA) from R&D to conformance.

Mais Informações

Conhecimento em testes de satélites de redes não terrestres (NTN) 5G+

Webinar: Redes 5G não terrestres - Atualização da tecnologia

Neste webinar, observaremos com mais atenção a situação atual de como as redes não terrestres estão sendo atualmente tratadas na padronização da 3GPP, em especial na Rel. 17: quais são os desafios técnicos, como é a atribuição de espectros e de que forma aproveitar a implementação de dispositivos e redes preparados para NTN.

Mais Informações

Webinar: O caminho rumo as redes não terrestres (NTN) com base em satélite

Neste webinar, os especialistas da Rohde & Schwarz e da GateHouse analisarão com mais atenção como as redes não terrestres são atualmente tratadas na padronização da 3GPP, em especial na Rel. 17.

Mais Informações

Dias da indústria de satélites Parte 2 - As próximas etapas na realização de redes não terrestres e satélites para 5G/IoT

Explore as redes não terrestres (NTN), o mercado emergente de internet de alta velocidade e serviços de comunicação disponíveis globalmente, expandindo a cobertura global e superando a exclusão digital.

Mais Informações

Informe técnico: NTN 5G decola

Este informe técnico tem o objetivo de fornecer uma visão geral dos principais aspectos da tecnologia e dos desafios correspondentes. Tentamos incorporar o status mais recente da tecnologia envolvida, representando estado atual do trabalho de padronização em andamento da 3GPP.

Mais Informações

Inscreva-se para receber nossos boletins informativos

Inscreva-se para receber nossos boletins informativos

Fique por dentro das próximas tendências e das aplicações mais recentes.

Request information

Do you have questions or need additional information? Simply fill out this form and we will get right back to you.

Licença de marketing

O seu pedido foi submetido. Iremos contactá-lo em breve.
An error is occurred, please try it again later.